sexta-feira, 28 de maio de 2010

Semed anuncia início coleta de dados do Censo Escolar 2010

O Sistema Educacenso, que coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica, entrará no ar amanhã, dia 26 de maio e permanecerá disponível até o dia 31 de agosto. Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive de educação de jovens e adultos, deverão fornecer dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola.

O censo escolar consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país. Seu principal objetivo é de fornecer dados individualizados de docentes e alunos (nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ou pai, endereço, documentos, entre outros) e possibilita acompanhamento da trajetória do aluno e do docente, entre outras.

Os dados obtidos também são usados para criação de políticas públicas e distribuição de recursos públicos como: alimentação e transporte escolar, implantação de bibliotecas, distribuição de livros didáticos e uniformes, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cálculo do Índice de DEB, entre outros.

Com a riqueza de dados coletados, compõe-se um quadro detalhado da educação básica nacional, que permite aos pesquisadores e órgãos de governo verificar tanto a situação atual quanto sua evolução, bem como os resultados de políticas implementadas.
Os dados do Censo Escolar constituem a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse - a escolas, a estados e a municípios - dos diversos tipos de recursos existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário